Operação Primavera
A 11ª Cia E Cmb L participa junto à 11ª Bda Inf L da Operação Primavera
Durante a Op Ofensiva da Primavera, realizada no período de 28 a 31 de outubro, a 11ª Cia E Cmb L foi reforçada por um Destacamento de Desativação de Artefatos Explosivos do 2° BE Cmb, atuando em uma dupla ação quando: 01 Grupo de Engenharia realizou a construção dos obstáculos da localidade e 01 Pelotão de Engenharia, durante o investimento, possibilitou a mobilidade da arma-base ao remover os obstáculos.
Para realizar o apoio à contramobilidade foram utilizadas: concertinas, entulhos, veículos, minas e armadilhas com artefatos explosivos improvisados com o objetivo de dificultar o acesso da tropa a pé e embarcada na localidade.
Na desobstrução de via foram utilizados os ensinamentos colhidos na Operação Furacão realizada no Rio de Janeiro em 2018 e aplicou-se os conhecimentos trabalhados ao longo do ano de instrução.
O processo de desativação de artefatos explosivos é um trabalho essencial nas Operações em ambiente urbano. Na ocasião foram realizados experimentação doutrinária, em incidentes onde o Dst DAE realizou a desativação: com equipamento mínimo, evoluindo para o traje antifragmentação e em alguns casos culminando com a utilização da ferramenta remota (Robô tEODor ou Telemax).