Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico > 11ª Cia E Cmb Bld
Início do conteúdo da página
11 Cia E Cmb Bld

11ª Cia E Cmb Bld

11ª Companhia de Engenharia de Combate Blindada

  • Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 11h56
  • Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 18h54
  • Acessos: 5584

Em 19 de dezembro de 1985 esta OM foi criada sob a denominação de 11ª Companhia de Engenharia de Combate Blindada (11ª Cia E Cmb Bld), perdurando esta por mais de 19 anos, até que em 28 de fevereiro de 2005 quando sofreu sua mudança de natureza, passando a ser chamada de 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (11ª Cia E Cmb L).

Durante esse período em que era dotada de carros de combate, a Companhia cumpriu a sua missão em apoio à 11ª Brigada de Infantaria Blindada nas operações de aproveitamento do êxito, multiplicando o poder de combate da Grande Unidade, proporcionando-lhe a mobilidade, assegurando-lhe a contra mobilidade e contribuindo para a sua proteção.

No cumprimento de sua missão, a Companhia realizou trabalhos de reconhecimento especializado de Engenharia, transposição de cursos de água, montagem de pontes, de pequenas brechas, abertura de passagens em campos de minas e redução de fosso anticarro/crateras, sempre apoiada por suas viaturas blindadas.

A 11ª Cia E Cmb Bld era dotada de 05 (cinco) viaturas blindadas tipo M113 e 01 (uma) viatura blindada tipo M4 Sherman VBR. As viaturas M113 era utilizadas no transporte da tropa e na transposição de pequenos cursos de água, enquanto o M4 Sherman VBR possuía a finalidade de desobstruir vias e a socorrer viaturas e materiais mais pesados.

Atualmente pode-se verificar na Companhia, ainda conhecida pela população local como "Blindada", resquícios dos tempos em que se deslocava sobre lagartas. Um deles é a tradicional boina preta (utilizada históricamente pelas Brigadas Blindadas), tornando-se o seu símbolo e a distinguindo de outras OM's da Guarnição de Pindamonhangaba.

Fim do conteúdo da página