Estandarte
Estandarte Histórico
Em 4 de abril de 2005, a 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve "Companhia Barão de Pindamonhangaba" recebeu seu estandarte histórico, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro.
No primeiro campo, de vermelho, contendo uma oliveira, de verde, frutada de ouro e arrancada de prata, peça contida no brasão das armas da família Oliveira, na relembrança do TC Manoel Marcondes de Oliveira Mello, o 1° Barão de Pindamonhangaba, Comandante da Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro, quando da proclamação de nossa Independência.
Em segundo campo, de branco, ostentando o ‘castelo lendário da Arma Azul-Turquesa’, nas suas cores, encimado por um elmo, símbolo de blindados, de ouro; terceiro campo, de azul-claro, carregado de uma cadeia de montanhas estilizadas, em tons de marrom, caracterizando a Serra da Mantiqueira, sotoposta por um terreno, de verde, atravessado por quatro ondas, de prata e de azul-ultramar, simbolizando o rio Paraíba, acidentes geográficos da região de Pindamonhangaba, sede da 11ª Cia E Cmb L. Encimando o escudo, uma coroa de Barão, cravejada de esmeraldas e rubis.
O estandarte histórico, desde a sua criação, com sua flâmula tremulante, é ostentado nas solenidades militares, por uma Guarda de Honra, enaltecendo o simbolismo da história da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve. enaltecê-lo e idolatrá-lo em dias significativos para o Exército e Companhia, é uma forma de manter sempre pulsante o coração da OM.